quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os Fósseis de Israel e o Racismo!

c3a1rvore_da_lagoa_de_20101

Árvore da Lagoa, Rio de Janeiro 2010
Lúcia de Lima ( Brasil, contemporânea)
Ontem eu comentava as descobertas dos dentes em escavações em Israel. Procurando novas informações, fiquei impressionado com comentários postados em diversos blogs, ou portais. Comentários mal informados e preconceituosos.
Muitos desses blogs colocam fotos fantasiosas de crânios, de outras descobertas, afirmações ainda desencontradas, pois especialistas do mundo todo, colocam o achado como inconsistente para se afirmar, que a origem do homem sejam no Oriente Próximo (Israel).
Sir Paul Mellars, especialista em arqueologia da Universidade de Cambridge, disse que o estudo é respeitável, e a descoberta é "importante" porque continua a partir desse período crítico são escassos, mas é prematuro dizer que os restos são humanos.
"Baseado nas evidências que eles foram encontrados, é uma possibilidade muito tênue e, sinceramente, bastante remota", disse Mellars. Ele disse que os restos mortais são mais provavelmente relacionados com parentes antigos do homem moderno, o homem de Neandertal.
Qual a polêmica atrás dessas informações?
Entra em jogo o local da origem do homem. Muitos querem negar a origem única africana. Pregam a origem múltipla. Uma forma de afirmar que existem “raças” humanas superiores. Mesmo que a teoria de “fora da África”, for descartada nada comprova a superioridade racial de um segmento humano.
Exagero de militante contra o preconceito e a discriminação?
A realidade dos skinheads em São Paulo, onde mataram há uns três anos um rapaz no centro. A violência na Avenida Paulista e na Rua Augusta, esse ano. As declarações racistas e preconceituosas sobre nordestinos. São fatos.
Hoje 29 de dezembro vi uma pequena notícia na TV sobre a prisão de um bacharel em direito do Rio de Janeiro. Agindo nas redes sociais, foi denunciado e no seu quarto além de tanques alemães da 2ª. Guerra, soldados nazistas e bonecos de Adolph Hitler, muitas declarações racistas.
Nos seus computadores e nas páginas das redes sociais pregava a “pureza racial e a Eugenia”
Veja algumas declarações foram encontradas na página de relacionamento do bacharel:
"Ai, ai, é impressionante o mau-humor e a inveja, de pessoas que moram mal pra ..., onde tudo é feio, essas mesmas pessoas devem achar um grande programa  visitar a árvore de natal da Lagoa, que fica apenas 1 min da minha casa, e que eu nunca perdi nem 10 segundos olhando para a mesma."   
"O mal-humor (sic) está além de seus bairros de origem, está em renegar sua genética, cabelo ruim, sorriso horrível, baixa estatura e baixo nível sócio-cultural. São feias por natureza, já nascem com 20% de gordura na cintura, não tem dinheiro nem pra ir pra São Paulo."

"E tudo que tem na vida é um empreguinho de ... . Graças a Deus, em pouco tempo estarei longe dessa gentalha e dessa cafonice. Deus nos livre dessas pragas cafonas, nós, pessoas de bem, que nascemos bem, que tivemos educação e uma ótima genética. VIVA A EUGENIA! VIVA A EUGENIA! VIVA A EUGENIA!"
"EUGENIA é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando “bem nascido”. {1} Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente."
"Verdade cara, mas árvore nesse caso, foi apenas um exemplo da medíocre vida e cultura de seres invejosos que convivem com a gente por alguma sorte da vida."
Trechos do artigo do Correio
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/bacharel-de-direito-e-preso-por-discriminacao-racial-em-redes-sociais/

Preconceito e discriminação, num país formado pela integração dos grupos étnicos?
Descubro sempre “a realidade é mais cruel que a ficção”.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Homem apareceu antes?

Nessa segunda-feira (27 de dezembro) arqueólogos anunciaram que podem ter encontrado a primeira prova do aparecimento do homem moderno, conhecido como Homo sapiens, com cerca de 400.000 mil anos.
1_Mideast_Israel_Ancient_Teeth_sff_300
O achado são dentes numa caverna no centro de Israel. O achado se comprovado mudaria completamente a teoria da evolução.
"É muito emocionante para chegar a essa conclusão", disse o arqueólogo Avi Gopher, cuja equipe analisou os dentes com raios-X e tomografias computadorizadas e datado-los de acordo com as camadas de terra onde eles foram encontrados.
3_Mideast_Israel_Ancient_Teeth_sff_300
A teoria científica aceita é que o Homo sapiens teve origem na África e migraram para fora do continente. Gopher disse que se os restos mortais são definitivamente ligados aos antepassados do homem moderno, poderia dizer que o homem moderno, de fato, originada no que hoje é Israel.
Os últimos restos encontrados na Etiópia, datam de 200.000 mil anos. Os humanos anatomicamente modernos têm seu primeiro registro fóssil na África, há cerca de 195 000 anos, e os estudos de biologia molecular dão provas de que o tempo aproximado da divergência ancestral comum de todas as populações humanas modernas é de 200 000 anos atrás. Se comprovada a descoberta israelense mudaria todo o quadro evolutivo.
A teoria atualmente aceita é do homem moderno surgindo, e migrando para fora África há aproximadamente 70.000 mil anos, substituindo as espécies de hominídeos anteriores.
Sir Paul Mellars, especialista em arqueologia da Universidade de Cambridge, disse que o estudo é respeitável, e a descoberta é "importante" porque continua a partir desse período crítico são escassos, mas é prematuro dizer que os restos são humanos.
"Baseado nas evidências que eles instalados, é uma possibilidade muito tênue e, sinceramente, bastante remota", disse Mellars. Ele disse que os restos mortais são mais provavelmente relacionados com parentes antigos do homem moderno, o homem de Neandertal.
Gopher, o arqueólogo israelense, disse que está confiante que sua equipe vai encontrar os crânios e ossos, como eles continuam a cavar.
A pré histórica caverna Qesem pré-histórico foi descoberto em 2000, e as escavações começaram em 2004. Os pesquisadores Gopher, Ran Barkai e Israel Hershkowitz publicaram seu estudo na revista American Journal of Physical Anthropology.
Baseado em http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=132365459

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Polêmicas do Enem

O Portal Ig coloca hoje as polêmicas ocorridas no Enem.
Fico mudo!
 
As sete polêmicas do Enem
Saiba quais foram os problemas que mantiveram o Exame Nacional do Ensino Médio entre os assuntos mais comentados do ano
iG São Paulo | 21/12/2010 16:22
:
1 - Sem relógio ou lápis
O Edital lançado em outubro permitiu apenas uso de caneta preta com tubo transparente e houve reclamações de estudantes que consideravam relógio e lápis essencial. O Ministério Público Federal do Espírito Santo pediu liminar para liberar objetos, mas foi negada.
2 - Distância dos locais de prova
O local da prova foi agendado por ordem alfabética e em muitos casos ficava bastante longe do endereço do candidato. Alguns atrasados e ausentes culparam a distância que em alguns casos era de até 30 quilômetros.
3 - Gabarito invertido
No primeiro dia de prova as primeiras questões eram de Ciências Humanas e as últimas de Ciências da Natureza, mas o gabarito invertia a ordem. Os fiscais pediram para preencher a resposta conforme o número da questão, mas algumas pessoas dizem ter feito o contrário. O MEC fez um site para que prejudicados informem como responderam e pudesse considerar a inversão.
4 - Impressão repetia questões
Um lote de 33 mil provas foi impresso com erro de ordenação que repetia questões e deixava outras de fora. Segundo a gráfica, foram distribuídas 21 mil destas para candidatos. Os 9,5 mil prejudicados que tiveram o problema registrado em ata pelos fiscais foram os únicos que tiveram direito à prova substituta.
5 - Mensagens durante a prova
Um repórter do Jornal de Pernambuco que fez o exame enviou uma mensagem com o tema da redação pelo celular ao ir ao banheiro, meia hora após o início do teste. Candidatos confirmam que era possível colar. O MEC desclassificou candidatos que usaram redes sociais no horário do exame.
6 - "1808" citado como 1810
Uma pergunta incluía trecho do livro “1808” de Laurentino Gomes com erro de data (afirmava que a abertura dos portos no Brasil ocorreu em 1810). Segundo o MEC, a confusão não impedia que o candidato chegasse à resposta correta.
7 - Redação vazou
Uma professora que aplicou a prova em Remanso, na Bahia, abriu um caderno de questões destinado a cegos duas horas antes do início das provas. Ela viu o tema da redação, Trabalho e Escravidão, e vazou a informação para o marido que fez uma pesquisa na internet para o filho. O estudante também pediu ajuda a professores. O candidato foi desclassificado e os pais respondem a processo.

Gente

Cartaz 005
Não seja intolerante
há gente passando fome e morrendo
quero teu respeito e amizade
nas mãos está o destino
mulheres ou mulheres


 
Negros     Cafusos    Marrons
Amarelos  Loiros      Mulatos   Roxinhos      Mamelucos
Pretos     Morenos    Índios      Brancóides   Cabos-Verdes    GENTE
Sararás   Pardos      Brancos  Japoneses    Mestiços
Azuis       Morenos Claros        Polacos        Negrãos
 

No amor e no sonho
no riso e no choro não diferentes
não seja intolerante
não dois dedos ou destinos iguais
hã gente prisioneira, sem casa
doente e com frio
as crianças descalças brincam juntas
a Humanidade é tão igual


Publicado Poesias de Rua, 17 de julho de 1985

domingo, 19 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Enem Estudantes que não foram prejudicados fazem prova!

Notícias do Enem em Fortaleza, mostra que nem todos tinham erros gráficos na primeira avaliação.
O Jornal “O Povo” de Fortaleza traz uma reportagem com alunos que receberam telegramas mesmo sem terem sidos prejudicados na 1ª. Prova.
“A estudante Gisela do Nascimento, 17, recebeu a notícia que poderia refazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através de um telegrama. Na primeira vez, a prova dela era amarela. Só que, diferente de muitos outras, não apresentava erros. Mesmo assim, ela decidiu atender ao chamado. “Fiquei surpresa com a convocação. Tenho amigas que reclamaram de questões repetidas e do gabarito com falhas na primeira prova. Elas não foram chamadas e eu fui”, disse.
Assim como Gisela, outros quatro estudantes ouvidos pelo O POVO também comentaram sobre o estranhamento na convocação. Em todos os casos, os alunos alegavam que não tinham motivos aparentes para terem sido escolhidos para refazer a prova. “Fui chamado sem saber o real motivo. A minha primeira prova era amarela, mas não tinha erros gráficos. Me arrependi de ter refeito a prova porque essa estava mais difícil”, pontua a estudante Sonaly Monteiro Sidrão, 17. O estudante Rafael Guedes Monteiro, 20, estava na mesma situação. “Acho que refazer a prova não vai influenciar em nada porque não estava mais estudando. Tomei um susto quando recebi o telegrama”, afirma.
O POVO tentou falar por telefone com a assessoria do Inep sobre os critérios na convocação dos alunos, mas ninguém atendeu às ligações.”
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/12/16/noticiafortalezajornal,2078484/enem-estudantes-que-nao-foram-prejudicados-tambem-fazem-a-prova.shtml
O Enem surgiu com a promessa de substituir os vestibulares. Uma anomalia fora de tempo. Países mais desenvolvidos, não usam esse método. Na realidade uma barreira, prejudicial principalmente aos jovens das classes de menor renda.
O que seria uma solução hoje se torna um problema, pela falta de organização. E os remendos tornam-se piores, que os erros.
O Enem serve como vestibular único para mais de 83 mil vagas em universidades federais do País, inclusive a UFC. Serve também como certificação de conclusão do ensino médio.
O que nos falta é ensino de qualidade, e oportunidades para todos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prova do novo Enem

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 será aplicado hoje (15/12), às 13 horas, horário de Brasília, para cerca de 9,5 mil candidatos. Só poderão realizar a prova os estudantes que, em 6 de novembro, primeiro dia do Enem 2010, receberam o caderno de questões amarelo com falha na impressão.
Confira as respostas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre as principais questões da nova prova.
Qual prova do Enem será reaplicada?
No dia 15 de dezembro, quarta-feira, serão reaplicadas apenas as provas realizadas em 6 de novembro, de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Quem poderá refazer a prova novo Enem?
As novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão reaplicadas para os candidatos que foram prejudicados por erros de impressão nos cadernos de prova amarela realizada em 6 de novembro, considerando os registros em ata nas salas de aplicação.
Como saber se estou entre os convocados para refazer a prova do Enem no dia 15 de dezembro?
Os estudantes podem se inforam se foram selecionados para refazer a prova no site do Inep, utilizando CPF e senha. Os estudantes identificados entre os que tiveram problemas também já foram convidados a realizar a nova prova por meio de sms, e-mail e telegrama.
Onde será o local de prova?
Os estudantes já podem conferir no site do Inep os locais onde farão a nova prova, utilizando CPF e senha.
O novo Enem será aplicado em uma quarta-feira. Eu trabalho nesse dia, como devo proceder?
Os estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
O que levar no dia da reaplicação da prova?
As normas de aplicação do Enem 2010 também serão utilizadas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) ou o telegrama que informava a participação na nova prova, e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.
A novo prova substituirá a aplicada em 6 de novembro?
Sim. A prova de 6 de novembro não será considerada para o cálculo da nota final se o candidato convocado comparecer à reaplicação da prova no próximo dia 15 de dezembro.
O que acontece com a ausência de quem foi convocado para fazer a nova prova do Enem?
Os candidatos convidados a fazer a nova prova não são obrigados a comparecer no dia do exame. Neste caso, a prova de 6 de novembro será corrigida normalmente.
Em quais municípios haverá reaplicação da prova do Enem?
A nova prova será aplica em 17 estados brasileiros e mais de 200 municípios. Confira todos os municípios que aplicarão o novo Enem.
*Com informações do Inep

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Paulo tribos e nações

São Paulo é uma confederação! Falam de uma cidade com inúmeras tribos (interesses), mas quando você vê os números antigos (o Censo está sendo efetuando) você se impressiona. Fica estarrecido!


clip_image001

A cidade tinha pelo IBGE quase 11 milhões de pessoas (10,8 m) Se for considerada a região metropolitana, ou seja, os 38 municípios que circundam a capital, a população chega a aproximadamente 19 milhões de habitantes. Na época Portugal tinha aproximadamente 10 milhões de pessoas.


clip_image003


Além das regiões próximas serem regiões metropolitanas do estado,“como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios” ... Wikipédia.


clip_image005
Há municípios tão ligados que não se percebe onde começam ou acabam.
Com a possibilidade do trem-bala unindo Rio, São Paulo e Campinas, teremos a Conurbação da região Sudeste. Ficção cientifíca realizada.
clip_image007

Como sobreviver nesse mundo de gente?

A cidade se organiza por tribos ou nações. Você chega (a grande maioria dos habitantes são migrantes, filhos ou netos), aos poucos vai descobrindo seus iguais. Interesses, gostos, jeito, sei lá... Você acaba se encaixando numa, ou em várias tribos ou nações.
Porque falo tanto em nação? O exemplo mais visível do momento a Nação Corintiana! O Corintihians fez 100 anos, seja você ou não torcedor de time de futebol, haverá sempre uma história na sua vida envolvendo a Nação Corintiana. Calculam em 30 milhões espalhados pelo Brasil. No vale do Anhangabaú para a comemoração havia corintianos vindos do Piauí.
Outras nações os nordestinos, dizem de São Paulo, ser a maior cidade nordestina do país. E o mineiros? Portugueses,palestinos, coreanos, nigerianos e até austríacos. Jovens, atores de teatro, músicos, amantes do StarTracker fazem convenção. Idosos constroem uma nova identidade...
A cidade é repartida em regiões dos pontos cardeais. Democráticamente misturados, miscigenados, tocando sua vida.Centro, Região Leste, Oeste, Norte, Sul, cada um com sua mística. Que você descobre uma mistura geral, uma geléia real, sem fronteiras ou divisas.
Claro que você tende a se especializar. Frequentar os caminhos que levam ao seus cantos e recantos. Sem guetos, ou barreiras. As existentes vão se corroendo, e pela força da gravidade da realidade. Vi uma mega-loja surgir como um império de consumo. E pouco a pouco a sociedade renegar, criticar e democráticamente rir. Da Daslu, surgiu a Daspu!
Moro na região Sul, em Santo Amaro. Onde a transformação, hoje ocorre com uma rapidez quase massacrante. De casas de pequena classe média, de regiões de fábricas, surgem mega edifícios. Na região (bairro) da Vila Olímpia bairro nobre próxima a Avenida Berrini, 20 e poucos prédios estão em construção, mais de 50 lançamentos de grandes prédios.
Próximo ao terminal de ônibus de Santo Amaro. 3 megas torres vão se erguendo, onde haverá escritórios e apartamentos residenciais, e segundo a propaganda irã circular 350 mil pessoas por dia.
Na rua veja uma jovem mulher guarani, com três crianças vendendo arcos e maracas.
São Paulo tem nações, tribos e aldeias resistindo.

Publicado no Recanto das Letras 04/09/10

sábado, 11 de dezembro de 2010

Chamados para fazer o novo Enem

A novela do Enem continua.
O MEC (Ministério da Educação) convidou mais de 9,5 mil estudantes para refazer a prova amarela do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Desses 9.500 alunos, apenas três são do Estado de São Paulo.  Num total de 218 cidades que terão o NOVO ENEM, duas cidades paulistas, Ourinhos no interior paulista com um aluno, e Itaquaquecetuba (Grande SP) com dois estudantes.
Para entender o CASO: Foram convidados refazer o exame, os alunos que no primeiro dia do Enem, receberam a receberam a prova amarela com defeitos de impressão --perguntas repetidas ou faltando--, que não a trocaram por um caderno de questões normal e que tiveram o problema registrado na ata da sala.
O ministério admite que candidatos que não tiveram nenhum problema podem ter sido convocados por engano. A pasta orienta que esses estudantes ignorem o convite. Eles terão a prova anterior corrigida normalmente. Mesmo os alunos prejudicados podem optar por não refazer o exame --valerá, também nesse caso, a prova original.
A nova prova acontece na quarta-feira (15), às 13h (horário de Brasília). De acordo com o MEC, os mais de 9,5 mil alunos que tiverem direito serão notificados até o fim do dia de hoje por e-mail, SMS e telegrama. Entre eles, podem estar candidatos que eventualmente não precisariam ser notificados. A menos de uma semana da prova, não há um número fechado.
Ninguém é obrigado a fazer o novo exame. Quem não comparecer terá a prova antiga corrigida.
Quem resiste a essa novela?
 
 
 
Vamos para Zambukaki
http://zambukaki.blogspot.com/2010/07/zambukaki.html

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Evolução do Planeta Terra até o surgimento do Homem

503181main_super_earth_708

Um vídeo muito interessante, surgimento do planeta, as massas continentais.
Os animais sua evolução, o surgimento do homem, as primeiras organizações sociais.
Em nove minutos, um descrever da história da Terra, e dos seus habitantes.
Divirta-se:


No momento em que cientistas anunciam, tipo de vida ainda desconhecidos. A famosa bactéria que se alimenta de arsênico, um panorama da história da Terra, nos faz pensar sobre a significância ou insignificância do Homem.
Uma frase de Claude Lévi-Strauss: - “O mundo começou sem o homem e vai acabar sem ele.”

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

“Vou-me embora pra Passárgada”?


Ou “Vou-me embora pra Pasárgada”, ouvindo o poeta declamar...

Publicado no Afro-Ibero Pindorama- multiply 2006
Autores:
Hastati atualmente morador de Zambukaki ;

Josiani Muniz;
Hugo Ferreira.
clip_image001
Manuel Bandeira é um dos poetas modernos mais queridos e até hoje inspira novos escritores. Seu estilo simples e direto me fez ver a poesia “Vou embora pra Pasárgada” com outros olhos e ouvidos. Não imaginava a quantidade de informações que iria descobrir. A primeira delas foi o da grafia “passárgada” ou “pasárgada”? E a pronúncia?

Sempre ouvi as pessoas dizerem “passágarda”, há uma série de coisas que levam esse nome: Haras Passárgada, Pousadas, Hotéis, Ruas, Residencial, até um disco de Vinícius de Moraes onde se grafa e se canta Passárgada...
Eu vivenciava uma utópica civilização, fantástica terra tropical, linda cheia, de vida, cor e pássaros....
Na pesquisa descobri em uma das versões que o nome era Pasárgada, e que Manuel Bandeira não tinha inventado essa terra mítica.
Na sua adolescência nos seus estudos de grego, ao traduzir a Ciropedia, Bandeira ficou encantado com nome da cidade fundada por Ciro, o Antigo, onde o rei passava férias, nas montanhas do sul da Pérsia.
 
clip_image003
 
Mas qual a pronúncia certa?
Há tantas “Passárgadas”, terras míticas utópicas, para fugas e escapes, ou “Pasárgada”.
A própria voz do poeta, ecoou declamando seu poema.
A voz embargada frisando cada ponto, entoando a musicalidade da libertação da sua Pasárgada, surgiu Manuel Bandeira... E o “S” com o som de “Z” (Pazárgada).
Uma gravação com os chiados de disco de vinil, trouxe o poeta a esclarecer a sua obra.
A riqueza do poema, Bandeira transmite de uma forma, muito clara, quando as coisas não estão bem, há problemas, há dificuldades, só resta nos dizer: “Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei...”.

Bandeira teve sérios problemas de saúde, tuberculose, e desde a adolescência, ele nos conta, passou anos vendo e vivendo em Pasárgada.
Vinte anos depois desse encontro com a Pasárgada de Ciro ele tentou escrever o poema, mas só saiu o título forte: “Vou-me embora pra Pasárgada”. Anos mais tarde, em situação de dificuldades, surgiu novamente a idéia “Vou-me embora pra Pasárgada”, e o poema foi escrito de um jorro só. Bandeira conta, ele não construiu o poema, o poema se construiu dentro dele.
Usando todas as dificuldades que a doença lhe causava, em Pasárgada ele poderia fazer tudo àquilo que a doença lhe impedia, fazer ginástica, andar de bicicleta, tomar banho de mar (ah, com que prazer o poeta declama!).
O poema se desenvolve a partir do contraste entre dois espaços: e aqui. Aqui é o lugar onde não há satisfação, nem felicidade. é o lugar idealizado, onde existe tudo: bicicleta, burro brabo, pau-de-sebo, mar, prostitutas, telefone. Lá "é outra civilização". As coisas nomeadas são todas materiais.
Por fim, o poema é todo escrito na primeira pessoa do singular: o poeta fala dele mesmo, de sua vontade de mudar, de ir em busca da aventura, de ir para Pasárgada, para , deixando tudo que está aqui para trás.
O emprego dos tempos verbais ajuda a evidenciar essa oposição: em um primeiro momento, predomina o presente - vou, sou, tenho; depois ocorre o futuro do presente, para descrever a fantasia que o poeta faz de Pasárgada, mostrando a certeza dele em relação ao lugar - farei, andarei, montarei, subirei, tomarei.
O poema surge como a esperança para cada brasileiro. Há crianças que não andam de bicicleta porque trabalham. As prostitutas que são discriminadas perante a sociedade. A busca pela felicidade em algum lugar no imaginário, mas que acaba sendo real devido à força do pensamento. A valorização da leitura na infância como estímulo. Um lugar que tem tudo para todos. Até no fim do poema mesmo com vontade de se matar ele termina com a idéia-núcleo: “Vou-me embora pra Pasárgada”. A poesia pode ser citada como o lugar ideal para se viver diante das dificuldades que vivenciamos.
Manuel Bandeira é um exemplo de argumento de autoridade pela simplicidade do seu vocabulário. Não é preciso escrever difícil para ser considerado um grande poeta. Dentre as suas contribuições, algumas se destacam: a língua coloquial, a irreverência, a liberdade criadora e o verso livre. Mas o que mais fascina é a capacidade de extrair algo banal do cotidiano e transformar em uma reflexão social e filosófica.
inspirado em Julica
Vou-me Embora pra Pasárgada
Manuel Bandeira
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Texto extraído do livro "
Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Anúncio da NASA e o ET

et
Ocorreu uma boataria na Internet, a possibilidade da NASA anunciar descobertas de sinais de vida em Titã, uma das várias luas de Saturno. Começaram a surgir desde segunda-feira, com a convocação de uma coletiva de imprensa, que ocorreria ontem quinta-feira dia 2 de dezembro, às 17 horas.
Teorias de conspiração, X-Files (a série Arquivo X), o famoso Hangar 51 onde estariam os restos de ET e a sua nave. Finalmente a NASA viria desvendar os secretos informes?
Analiso que a paranóia dos ET invasores, vem da própria história da América, onde os nativos viviam felizes até serem “invadidos” pelos europeus...
E se acontece de novo? Uma invasão, colonização etc. Muitas pessoas imaginam que quando os nossos “broders” americanos do Norte falam de ETs, estão falando de “nosotros” latinos e brazucas. Aqueles filmes onde devastam milhares de insetos, seriam as cucarachas (baratas) ilegais tentado invadir seu rico país.
Os muros e barreiras impedindo os ilegais entrarem pelo México, são versões modernas da muralha da China, e das muralhas do Império Romano. Nós somos os ETs, bárbaros invasores...
Fiquei ligado na TV da NASA, na hora da entrevista, quando vi um repórter brasileiro da Rede Globo, saí... Reconheço que sou  preconceituoso.
wolfesimon7HR_lake_int
A informação é um grande avanço para a astrobiologia, ciência que investiga o possível desenvolvimento de vida fora da Terra. Uma bactéria do Lago Mono, pode se alimentar, e incluir no seu DNA, o arsênico como substituto do fósforo. Antes da descoberta do microorganismo, todos os seres vivos conhecidos tinham como base os mesmos seis elementos - carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. E o arsênico é um veneno.
 
Nada de ET vindo do espaço. Um microorganismo teria evoluído para viver num ambiente considerado impossível de existência de vida. Só podia ser na Califórnia. Simples Teoria da Evolução, do Tio Darwin que em suas andanças passeou no Rio de Janeiro, e até teria se confraternizado com as nativas.
02_MHB_nasabact2
Vou esperar pelo DNA da bactéria que come arsênico. Será parente do “L.U.C.A.” ?
Amplia os ambientes que os cientistas podem imaginar onde encontrar vida na Terra ou no espaço. A vida ocorreria onde nunca se pensou.
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia", saída da boca do atormentado personagem Hamlet de William Shakespeare, mostra a literatura mais avançada do que a ciência.
Grande avanço foi à declaração dos cientistas da NASA. Sócrates (o grego moreno de nariz chato deve ter se revirado no Olimpo), dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.).
190px-UWASocrates_gobeirne

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nosso avô extraterrestre LUCA

Hoje quinta-feira (30 de dezembro de 2010), as 17,00 horas de Brasília NASA estará fazendo revelações sobre a possibilidade de vida extraterrena.
Os porta-vozes da descoberta serão a diretora do Programa de Astrobiologia da Nasa, Mary Voytek, a pesquisadora Felisa Wolfe-Simon, a astrobióloga, Pamela Conrad, Steven Benner, da Fundação para a Evolução Molecular Aplicada (Gainesville) e James Elser, professor da Universidade do Estado do Arizona.
Nas especulações da imprensa internacionais, enlouquecidos com a afirmação que será feita através da TV da NASA (http://www.nasa.gov/ntv) cogita-se a descoberta de uma bactéria descoberta no Lago Mono, no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, rico em arsênico metal extremamente venenoso para permitir a existência de vida. A bactéria usa o arsênico como meio de sobrevivência, colocando a possibilidade de existência de vida em planetas onde se considerava inviável.
A tal bactéria comedora de arsênico, teria sido trazida por um meteoro ou uma nave espacial.
 
 
 
800px-Wfm_mono_lake_landsat
Ficção muita imaginação? Liberação geral na Califórnia?
O fato tem causado agitação é a base da Teoria da Panspermia, que afirma que a vida chegou do espaço, na forma de germes ou esporos.
A vida bactérias, plantas, e animais teriam um Último Ancestral Comum (L.U.C.A. sigla em inglês)
O último ancestral universal ou último ancestral comum é o hipotético último ser vivo a partir do qual todos os seres vivos que vivem atualmente na Terra descendem. Por isso é ancestral comum mais recente de toda a vida atual na Terra. Estima-se que tenha vivido 3,6 a 4,1 mil milhões de anos atrás.
image
Um diagrama juntando todos os grupos principais de seres vivos ao Último Ancestral Comum (o tronco preto na parte de baixo). Este gráfico foi feito a partir de sequências de RNA ribosomal.
L.U.C.A. hipotético ancestral teria vindo do espaço. Seríamos poeira das estrêlas (Stardust).
Mono-lake-tufa-1981-003
Lago Mono parque nacional de Yosemite aparece em numerosas longas metragens, sendo um dos exemplos mais conhecidos o Star Trek V: The Final Frontier.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Homenagem a Mario Monicelli

 

Mario Monicelle

Nesse dia 29 de novembro (segunda-feira) o cinema perdeu um de seus maiores diretores. Com 95 anos, o italiano Mario Monicelli, quatro vezes indicado para o Oscar, internado para tratamento de um câncer terminal, num hospital em Roma, partiu...
Acredito como Guimarães Rosa que as pessoas se tornam encantadas. Mario Monicelli será um dos encantados, seus filmes como diretor e roteirista, nos divertiram, fizeram nos sonhar.
Muitos dos seus filmes no Brasil tornaram referência, as comédias italianas com Totó, A Incrível Armada Brancaleone, Bocaccio ´70, Os companheiros, Casanova ´70, Meus Caros Amigos, Parente é Serpente, O Pequeno Burguês e muitos outros.
Nomes dos seu filmes, eram ditos como frases comuns e usuais.



Sinto-me até hoje um formador de “Armada Brancaleone”, filme medieval onde Vittorio Gassman, reunia um grupo de perdedores para tomar posse de um feudo. Uma sátira medieval um Dom Quixote liderando um bando de maltrapilhos.
Confesso que o filme que mais me marcou, foi Os Companheiros no original “I compagni” de 1963 com Marcello Mastroianni. Vi apenas uma vez creio que em 1995 ou 96, logo a censura da Ditadura retirou do circuito de cinemas.
Mario Monicelli trabalhou com atores que nos fizeram sonhar: Totó, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Anna Magnani, Alberto Sordi, Monica Vitti, Gian Maria Volonté e muito e muito mais...
No final da década de 60, início de 70 faziam-se filas enormes, para os cinemas do centro de São Paulo. Conhecia-se não só os artistas mas discutia-se o iluminador, roteirista, montagem, e o DIRETOR.
Este era o dono do espetáculo, era quem orquestrava tudo.
Víamos filmes franceses, espanhóis, suecos, britânicos e até americanos. Mas o que calava fundo em nossa alma eram os filmes italianos.
Nos anos de chumbo da ditadura sonhávamos...
Nos importantes jornais italianos La Stampa e Corriere della Sera:
“Nos seus últimos meses de vida protestou contra os cortes no orçamento da cultura, incentivou os jovens a revoltarem-se por um futuro melhor, lamentou que o cinema atual não possa retratar Itália tal como ela é, mas não conseguiu vislumbrar um futuro para si próprio”, escreve La Stampa. Num país onde a eutanásia ainda é tabu, a sua morte é uma proclamação final de liberdade numa vida anárquica. “Quis decidir tudo por si próprio até ao fim, tal como nos seus filmes”, disse o crítico Paolo Mereghetti.”
O cientista social Darcy Ribeiro, fugiu do hospital para se tratar, e terminou de revisar o exelente livro “O Povo Brasileiro”.
Acredito que Mario Monicelli quis fugir também do hospital, só que errou o caminho e saiu pela janela. Infelizmente era no quinto andar.