quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Enem Estudantes que não foram prejudicados fazem prova!

Notícias do Enem em Fortaleza, mostra que nem todos tinham erros gráficos na primeira avaliação.
O Jornal “O Povo” de Fortaleza traz uma reportagem com alunos que receberam telegramas mesmo sem terem sidos prejudicados na 1ª. Prova.
“A estudante Gisela do Nascimento, 17, recebeu a notícia que poderia refazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através de um telegrama. Na primeira vez, a prova dela era amarela. Só que, diferente de muitos outras, não apresentava erros. Mesmo assim, ela decidiu atender ao chamado. “Fiquei surpresa com a convocação. Tenho amigas que reclamaram de questões repetidas e do gabarito com falhas na primeira prova. Elas não foram chamadas e eu fui”, disse.
Assim como Gisela, outros quatro estudantes ouvidos pelo O POVO também comentaram sobre o estranhamento na convocação. Em todos os casos, os alunos alegavam que não tinham motivos aparentes para terem sido escolhidos para refazer a prova. “Fui chamado sem saber o real motivo. A minha primeira prova era amarela, mas não tinha erros gráficos. Me arrependi de ter refeito a prova porque essa estava mais difícil”, pontua a estudante Sonaly Monteiro Sidrão, 17. O estudante Rafael Guedes Monteiro, 20, estava na mesma situação. “Acho que refazer a prova não vai influenciar em nada porque não estava mais estudando. Tomei um susto quando recebi o telegrama”, afirma.
O POVO tentou falar por telefone com a assessoria do Inep sobre os critérios na convocação dos alunos, mas ninguém atendeu às ligações.”
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/12/16/noticiafortalezajornal,2078484/enem-estudantes-que-nao-foram-prejudicados-tambem-fazem-a-prova.shtml
O Enem surgiu com a promessa de substituir os vestibulares. Uma anomalia fora de tempo. Países mais desenvolvidos, não usam esse método. Na realidade uma barreira, prejudicial principalmente aos jovens das classes de menor renda.
O que seria uma solução hoje se torna um problema, pela falta de organização. E os remendos tornam-se piores, que os erros.
O Enem serve como vestibular único para mais de 83 mil vagas em universidades federais do País, inclusive a UFC. Serve também como certificação de conclusão do ensino médio.
O que nos falta é ensino de qualidade, e oportunidades para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário