quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nosso avô extraterrestre LUCA

Hoje quinta-feira (30 de dezembro de 2010), as 17,00 horas de Brasília NASA estará fazendo revelações sobre a possibilidade de vida extraterrena.
Os porta-vozes da descoberta serão a diretora do Programa de Astrobiologia da Nasa, Mary Voytek, a pesquisadora Felisa Wolfe-Simon, a astrobióloga, Pamela Conrad, Steven Benner, da Fundação para a Evolução Molecular Aplicada (Gainesville) e James Elser, professor da Universidade do Estado do Arizona.
Nas especulações da imprensa internacionais, enlouquecidos com a afirmação que será feita através da TV da NASA (http://www.nasa.gov/ntv) cogita-se a descoberta de uma bactéria descoberta no Lago Mono, no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, rico em arsênico metal extremamente venenoso para permitir a existência de vida. A bactéria usa o arsênico como meio de sobrevivência, colocando a possibilidade de existência de vida em planetas onde se considerava inviável.
A tal bactéria comedora de arsênico, teria sido trazida por um meteoro ou uma nave espacial.
 
 
 
800px-Wfm_mono_lake_landsat
Ficção muita imaginação? Liberação geral na Califórnia?
O fato tem causado agitação é a base da Teoria da Panspermia, que afirma que a vida chegou do espaço, na forma de germes ou esporos.
A vida bactérias, plantas, e animais teriam um Último Ancestral Comum (L.U.C.A. sigla em inglês)
O último ancestral universal ou último ancestral comum é o hipotético último ser vivo a partir do qual todos os seres vivos que vivem atualmente na Terra descendem. Por isso é ancestral comum mais recente de toda a vida atual na Terra. Estima-se que tenha vivido 3,6 a 4,1 mil milhões de anos atrás.
image
Um diagrama juntando todos os grupos principais de seres vivos ao Último Ancestral Comum (o tronco preto na parte de baixo). Este gráfico foi feito a partir de sequências de RNA ribosomal.
L.U.C.A. hipotético ancestral teria vindo do espaço. Seríamos poeira das estrêlas (Stardust).
Mono-lake-tufa-1981-003
Lago Mono parque nacional de Yosemite aparece em numerosas longas metragens, sendo um dos exemplos mais conhecidos o Star Trek V: The Final Frontier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário