quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Terremoto e tsunami matam mais de 100 na Indonésia

Forte tremor de 7,7 graus provocou ondas gigantes na costa oeste do país, onde centenas de pessoas estão desaparecidas

iG São Paulo | 26/10/2010 07:55 - Atualizada às 18:34

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/terremoto+e+tsunami+matam+mais+de+100+na+indonesia/n1237812117577.html

“Pelo menos 113 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas na costa oeste da Indonésia, atingida por um forte terremoto seguido de tsunami nesta terça-feira. O tremor de 7,7 graus de magnitude atingiu a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra.

A Indonésia está localizada no chamado "anel de fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Em setembro de 2009, mais de mil pessoas morreram em um terremoto na ilha de Sumatra.

Na segunda-feira, um terremoto de 7,5 graus de magnitude havia atingido o país, sem causar danos ou vítimas. O tremor provocou um alerta de tsunami para o país, que foi retirado cerca de duas horas depois.”

As notícias nos fazem lembrar que vivemos em um planeta, formado por placas continentais que se movem. É a chamada teoria da “Deriva Continental”.

Outra notícia do mesmo evento:

 

Tremor, tsunami e vulcão matam 126 na Indonésia; desaparecidos são 500

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101027/not_imp630357,0.php

“Hecatombe. Sequência de desastres naturais leva morte e destruição ao maior arquipélago do mundo e amplia risco de nova erupção sem precedentes, apenas seis anos depois da catástrofe que teve origem na mesma região e matou 230 mil pessoas em 14 países.

27 de outubro de 2010 | 0h 00

REUTERS, AP e AFP - O Estado de S.Paulo

clip_image002                           JACARTA

Um terremoto de 7,7 graus na escala Richter, seguido de um tsunami e uma erupção vulcânica, deixou pelo menos 126 mortos e 500 desaparecidos nas ilhas que formam a Indonésia, maior arquipélago do mundo, no Sudeste Asiático.
O epicentro do tremor foi localizado nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda-feira. O local atrai turistas do mundo todo

As ondas provocadas pelo abalo sísmico atingiram 3 metros de altura nas cidades de Pagai e Silabu e avançaram mais de 600 metros na direção do interior das mais de 17 mil ilhas que formam o arquipélago, onde vivem mais de 200 milhões de pessoas. Depois do terremoto e das ondas gigantes, o Vulcão Merapi entrou numa sequência de erupções na Ilha de Java - a 2.000 km das Ilhas Mentawai -, lançando uma densa nuvem de fuligem negra pelos ares. Pelo menos 13 pessoas, incluindo um bebê de 2 meses, morreram e dezenas foram internadas com queimaduras graves, segundo a agência AFP.
Até ontem, nenhum especialista havia relacionado o tremor na região de Mentawai, no noroeste do arquipélago, à erupção do Merapi, no centro-sul da Indonésia e cujo aumento de atividade vinha sendo registrado havia vários dias.

A sequência de desastres naturais ocorre quase seis anos após um tsunami ter varrido a costa do sul da Ásia, a Oceania e países do leste africano, matando 230 mil pessoas em 14 países - 168 mil somente na Indonésia.

Em 1994, o Vulcão Merapi lançou uma avalanche de rochas, cinzas e gases tóxicos matando 60 pessoas. Em 1930, um desastre semelhante matou 1.300 indonésios no mesmo local. Há 129 vulcões ativos em toda a Indonésia e especialistas dizem que uma erupção sem precedentes pode ocorrer nos próximos meses ou semanas no Merapi.

O arquipélago indonésio está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma linha imaginária em forma de ferradura que vai da costa do Chile, na América do Sul, até a Oceania, passando pela América do Norte e a Ásia. Nesta linha estão concentrados 450 vulcões, o que equivale a 75% dos vulcões ativos do planeta.

Doenças. A experiência de 2004 mostrou que, quando o mar recua após um tsunami, deixa, além de um enorme rastro de destruição, um ambiente propício para a propagação de doenças. A água potável e os alimentos se contaminam, uma vez que a água salgada invade as tubulações, misturando o esgoto com as redes de água tratada.

PARA LEMBRAR

Maremoto de 2004 devastou vilas inteiras

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude superior a 9 na costa de Sumatra, a algumas centenas de quilômetros do local do tremor de segunda-feira, causou o pior tsunami já registrado, que matou mais de 230 mil pessoas em 14 países da Ásia e da África. Do total de mortos, 168 mil eram indonésios. A Indonésia está localizada sobre o "Círculo de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7 mil tremores ao ano, moderados em sua maioria. “

clip_image004

Foto: AP

Vulcão Monte Merapi é visto soltando fumaça nesta terça-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário