terça-feira, 2 de novembro de 2010

Prova de História do Enem

Não é prova de História nem de Geografia, mas sim de Ciências humanas e suas tecnologias, além dessas matérias há necessidade de conhecimentos de Filosofia, Ciências Políticas, Sociologia etc.
Antes de partir parar as questões veja o PERÍODO que ocorreu o fato:
· A situação onde e quando ocorreu o fato? Caráter econômico ou político?
· Os personagens Sociais: Quem se opôs? Classes sociais, movimentos sociais, partidos políticos, igrejas, militares, etc.
· Causas: Por que aconteceu tal fato?
· Conseqüências: O que houve depois, direta e indiretamente relacionado ao fato?
· Crítica: O que eu penso disso? Não poderia ter sido de outra forma? Levantar hipóteses por vezes ajuda a compreender pontos obscuros. Desconfie, será que o fato histórico está bem contado?

Tópicos Principais

O Enem é voltado para o ensino médio de todo o Brasil. Possivelmente entrarão temas clássicos como o Imperialismo e as Guerras Mundiais, evolução tecnológica, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros.
Outra tendência é ter um tom mais critico e reflexivo.
Devem aparecer questões sobre:
A colonização do Brasil, as culturas agrícolas voltadas para a exportação, focando a escravidão a importância da economia escravagista, e a importância das culturas africanas, para a cultura brasileira. Lembre-se da visão EUROCENTRISTA versus a visão Afrocentrista.
Disputas imperialistas que levaram a 1ª. Guerra Mundial.
Revanchismo alemão depois da 1ª. Guerra Mundial – expansão do Nazi-Fascismo após a Guerra – Eclosão da 2ª. Guerra Mundial
A Civilização Grega na questão da cidadania para os homens. Excluíam as mulheres e os escravos.
LEMBRE-SE: a prova é INTERPRETATIVA aproveite os textos, tabelas, figuras, para extrair o máximo de informações. Acabou a decoreba, vale sua visão.
Você terá 3 minutos para resolver uma questão. Sugestão resolva as mais fáceis, depois veja as que você tem dúvida.
Vá tranqüilo cairá à matéria dada no Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário