terça-feira, 2 de novembro de 2010

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de português, literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. O aluno poderia optar entre inglês e espanhol.
Caem mais questionamentos que exigem interpretação do que gramática. Ainda de acordo com ele, devem aparecer perguntas sobre manifestação cultural, modernismo e novas tecnologias.
A exemplo do ano passado devem aparecer textos alternativos de revistas específicas a setores, além de charges. Vale sua visão o que você viu nos jornais, televisão e internet nos portais, vai lhe ajudar.
Lembre-se a prova tem questões interpretativas. Olhe os gráficos, tabelas, fotos examinem o texto. Você terá boa parte da resposta.
 

Língua Estrangeira Moderna

Dependendo de sua opção na hora da inscrição você fará prova com questões ligadas à Língua Inglesa ou à Língua Espanhola. Aparecerão pequenos textos na Língua Estrangeira Moderna escolhida, para que o aluno possa interpretá-los, ou vocábulos estrangeiros utilizados na vida cotidiana no Brasil.
A Língua Estrangeira Moderna representa a diversidade cultural, em seu contexto linguístico, mas que em alguns momentos é utilizada como instrumento para simular qualidade a produtos ou prestígio a grupos sociais. Veja os nomes de empresas, times, lojas e produtos, usados na propaganda.
A gramática vai estar embutida nos textos, portanto atenção aos COGNATOS e aos FALSOS COGNATOS, preposições e verbos no PRESENTE, PASSADO E FUTURO. Não se confunda com o tempo verbal.
 

Literatura

Normalmente são usados os textos clássicos da literatura. O aluno deverá relacionar o texto com os contextos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos. O que aconteceu, quando aconteceu, as mudanças ocorridas. Onde os acontecimentos desenrolaram e o que ocorreu com o meio em que o autor coloca seu texto.
Também poderão cair questões que trabalhem a intertextualidade, cobrando do aluno semelhanças, diferenças ou influências entre os textos destacados. Outro tema que poderá aparecer nessa competência está ligado à compreensão da importância do patrimônio linguístico para a constituição e preservação da memória e da identidade nacional.
O candidato tem que saber diferenciar os textos da norma culta, com os demais tipos de linguagem aceitos na sociedade, o linguajar caipira, regionalismo, ou seja a norma não culta, mas também aceita.
Boa prova!
Professora Josiani

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